quinta-feira, 9 de junho de 2011

Adolescência

Escolhas, escola, rotina, comer besteiras, fazer dieta, notas baixas, notas altas, alegrias, tristezas, risos, lágrimas, razão, emoção... Crises. Sim, a adolescência é um equilíbrio desequilibrado total. Escolher uma profissão, fazer trabalhos, apresentar seminários, BIOGINCANA (para quem estuda no Americano Batista)... E escolhas, escolhas e escolhas. Tudo isso incluso nessa faze, mas precisamente nos três últimos anos, que é o ensino médio.
A adolescência é uma faze de “loucura sábia” em que você faz tudo, aproveita tudo de uma forma consciente e racional. Onde você não precisa se drogar ou fazer qualquer outro tipo de besteira para dizer que está aproveitando a vida. E também não precisa passar a noite toda estudando para “ser alguém” nessa vida. Basta ser sábio e equilibrado. É uma faze complicada e ao mesmo tempo simples, onde muitas vezes requer sabedoria para determinadas coisas.
É como se fossemos um pássaro livre que pode voar para qualquer lugar sozinho ou com outros pássaros, porém ter a consciência de que um pássaro livre e só não faz nada se não tiver uma família por perto. Ou seja, temos liberdade suficiente para ao invés de irmos, ficarmos, pois temos a plena consciência de que no nosso ninho há outros pássaros (pais, irmãos...) que nos ama e que fazem de tudo para sermos felizes.
É na adolescência onde a razão e a emoção se chocam. Tudo fica muito confuso e ao mesmo tempo claro. Onde às vezes a emoção fala mais alto, enquanto a razão está gritando ao nosso ouvido. Onde queremos tudo e ao mesmo tempo não queremos nada... E entramos em crise. É uma faze linda, em que nunca mais iremos voltar a tê-la outra vez. Onde vemos a vida passar brincando, estudando, chorando, indo ao cinema... Curtindo. E como bons pássaros, tenhamos sempre o cuidado para com os do nosso ninho, pois um pássaro que “é pássaro” nunca vai sair voando por aí, só pelo fato dele ter asas. Mas com certeza ficará em seu ninho, até o momento certo de poder voar.
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário